in CodeIgniter

CodeIgniter 2.0 Lançado

O tão esperado CodeIgniter 2.0 foi lançado no último dia 28 de janeiro, abaixo vai a tradução do Post Oficial.

———————————————————————–

Hoje a EllisLab e o Time do CodeIgniter Reactor estão orgulhosos de anunciar o primeiro lançamento oficial do CodeIgniter 2.0.0, que está sendo lançado em duas versões:

CodeIgniter Core

O “Core” é um branch(ao pé da letra é GALHO) lento que será usado como base para produtos comerciais da EllisLab, como o ExpressionEngine e MojoMotor. Ele continuará em um ritmo semelhante que ao que já vem sendo desenvolvido, e será útil para grandes aplicações comerciais que requerem o máximo de estabilidade e compatibilidade com as versões Atual e anterior do PHP(foi isso que entendi), em um ritmo mais típico dos produtos empresariais baseados em SLA. A versão “Core” está disponível ao público para downloads nesse link na BitBucket.

Para baixar entre no link, clique em TAGS você verá várias versões “TIP” ali quer dizer ÚLTIMA tipo um BETA, para baixar a 2.0.0 é só clicar no respectivo Link e depois que abrir a página clicar em “GET SOURCE”, agora escolha qual o tipo de arquivo, aconselho usar o ZIP mesmo mais comum.

CodeIgniter Reactor

Já o “Reactor” é um branch(galho) “community driven”(a comunidade que dirige o desenvolvimento)  do CodeIgniter que irá permitir Adoção e Implementação mais rápida de correção de bugs, e melhorias do código aprensentadas pela comunidade ao Framework. Isto significa que a comunidade pode criar um fork do projeto no BitBucket e contribuir correções de bugs, novas funcionalidades, melhorias de documentação, etc, e tê-lo revisado por uma equipe de revisão de código chamado “Reactor Engineers”. Esses engenheiros são os principais responsáveis pela condução do desenvolvimento do Framework.

Mudanças e recursos feitas pela EllisLab para o “Core” serão fundidos no “Reactor”, EllisLab e contribuirá ativamente para o desenvolvimento do Reactor. Reactor é a versão recomendada do CodeIgniter para uso na maioria do trabalho do dia a dia. Quando você vir a palavra “CodeIgniter” no site, ela está se referindo ao “CodeIgniter Reactor”. Nos downloads, na documentação e fóruns já está assim, tudo se refere ao “CodeIgniter Reactor”. Simplificando, Reactor = CodeIgniter.

Algumas das grandes mudanças que aconteceram da versão 1.7.3 para a versão 2.0 do CodeIgniter são:

  • Removido Suporte ao PHP 4, PHP 5.1 agora é um requerimento.
  • CSRF Proteção incluído no “form helper”
  • Drivers
  • Application Packages(Aplicação de pacotes)
  • Removido o Scaffolding, que já vinha sendo deixando de lado.
  • Removida a Classe de Validação (Validation).
  • Plugins foram removidos, usasse apenas os “Helpers”.
  • Adicionado uma configuração para que as ROTAS possam ser Sobrepostas no arquivo “INDEX.PHP”, permitindo que a rota normal possa ser substituída em cada arquivo “index”.
  • Adicionado a configuração de ROTA “404_override” para permitir que as páginas 404 sejam manipuladas pelos controladores.
  • Mais de 50+ bugs corrigidos

O “Reactor” contém todos esses itens acima e mais algumas mudanças de sua autoria:

  • Suporte Completo a “query-string”
  • Detecção automática da constante “base_url” se for deixada em branco
  • Cache drivers com suporte a vários modos de cache como “file system”, APC and memcache
  • Compatibilidade com Linha de Comando para facilitar o uso de “cron jobs”
  • Mais de 20 ajustes e melhorias

Dê uma olhada no log de alterações para a lista completa de melhorias e aprimoramentos.

A equipe do “Reactor” também está trabalhando em, e estão perto de completar esses recursos para uma futura versão Q1:

Usuário Contribuição Nota Guia

Usuários em breve poderão contribuir com notas para cada página do “guia do usuário” igual é hoje no “php.net”. Isso fará com que a documentação já extensa do CodeIgniter, ainda mais útil com o tempo que passa. O Novo Sistema de Comentários será versionado, o que permitirá que os comentários obsoletos sejam cortados em nova versão, sem afetar os mais velhos.

Driver autenticação

Um pedido comum por um longo tempo (e com quase 800 votos no UserVoice) é uma biblioteca de autenticação. Isso é algo que gostariamos de fazer assim que a solução e abordagem certa seja encontrada, mas vai levar tempo e muito trabalho para fazer uma solução suficientemente genérico para todos, sem ser excessivamente complexa.

Isso é algo que gostaria de fazer se a solução certa e abordagem pode ser encontrada, mas vai levar tempo e muito trabalho para fazer uma solução suficientemente genérico para todos, sem ser excessivamente complexo.

Um Model mais Orientado à Objetos

Uma melhoria que atualmente está em teste é um recurso que permite que os resultados do “Active Record” sejam retornados como Instâncias dos “Models” que eles representam. Isto permitirá uma abordagem mais semântica para lidar com linhas de dados.

CodeIgniter é agora um framework muito mais voltado para a comunidade do que tem sido desde o seu nascimento. Você pode enviar solicitações atráves(já com o código se quiser) via BitBucket ou espelho de “Phil GitHub” do Reactor. Você também vai ver novos lançamentos muito mais freqüência.

O que você está esperando? Faça o download agora e comece a clonagem!

- A equipe do Reactor

Tradução com alguns comentários por Allan Freitas

Texto Original você lê aqui: http://codeigniter.com/news/codeigniter_2.0.0_released/

Write a Comment

Comment